Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Fórum de iniciação científica da Unemat reúne estudiosos e acadêmicos da área de Letras
Fórum de iniciação científica da Unemat reúne estudiosos e acadêmicos da área de Letras
26/11/2003 12:11:49
por Coordenadoria de Comunicação Social

Cerca de 400 pessoas participaram ontem a noite, 25 no salão nobre do Humaitá , em Cáceres, da abertura oficial do III Fórum de Iniciação á Pesquisa Científica da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat do campus Jane Vanini. O evento promovido pelo departamento de Letras do campus integra as atividades do Projeto de Pesquisa na Graduação que tem como objetivo estimular o acadêmico a desenvolver pesquisa na área subsidiando com informações e orientações no processo de definição do tema e elaboração da proposta de trabalho.

Segundo a coordenadora do Projeto Leonice Rodrigues Pereira o Fórum constitui-se em um canal de divulgação dos resultados dessas pesquisas e também de interação com o que está sendo desenvolvido em outras universidades e na própria comunidade local, por meio da socialização da vivência em sala de aula dos professores de ensino fundamental e médio, que têm, no evento momentos para exposição de seus trabalhos e pesquisas.

A solenidade inicial contou com a presença do reitor da Unemat,Taisir Karim que indicou como fundamento das ações da universidade abrir seus espaços de fomento a conhecimento à comunidade em geral, destacando a participação de professores da rede estadual e municipal. Ele lembrou do comprometimento da Instituição com a produção de pesquisas voltadas para as necessidades da comunidade, estando diretamente ligada com sua realidade.

Na ocasião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Laudemir Zart falou da política da Unemat para o desenvolvimento de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, destacando as desenvolvidas no curso de Letras e nas chamadas ciências sociais, cuja área encontra na esfera nacional restrições de incentivo a pesquisa.

"Se analisarmos as políticas públicas tanto do estado como do país vamos observar que essas áreas estão muito reprimidas e isso traz problemas sérios para quem está no campo de pesquisa. Internamente na Universidade nós estamos fazendo um esforço e para mostrar que essas áreas são tão importantes quanto as demais", afirma Zart.

Para o diretor do Instituto de Linguagem, IL, Isaac Newton o fomento as ações de divulgação da produção científica em todas as esferas desde a graduação até os resultados de trabalhos em mestrados e doutorados tem sido um dos eixos principais dos trabalhos do Instituto que propõe um calendário integrado de fóruns e seminários abarcando todas as áreas de pesquisa dentro do curso de Letras." A idéia é que evento deste tipo se torne regra dentro da Instituição, ocorrendo sistematicamente ao longo do semestre letivo", explica Newton.

Palestras

No intuito de possibilitar a troca de experiência entre acadêmicos e professores socializando novos referenciais teóricos e indicando os caminhos da pesquisa em letras o evento reunirá até 28 de novembro, estudiosos de diversos Câmpusda Unemat e de outras universidades brasileiras.

Na abertura, essa socialização foi propiciada com a colaboração dos professores doutores Alice Maria Teixeira de Sabóia , da UFMT, e Paulo Ghiraldelli da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Numa abordagem crítica Ghiraldelli elencou as relações entre a Filosofia, Cinema e Literatura. Enquanto a professora Alice Maria falou sobre a pesquisa em Lingüística na Atualidade , pontuando entre outros aspectos as tendências atuais na pesquisa no Brasil e a ênfase dada em outros países e apresentando dados sobre a distribuição dos poucos recursos para pesquisa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada